A Instituição
Dos distantes tempos do Povoado da Corredeira de São Sebastião, ao Município de Guaíra, passaram-se décadas de história. Dificuldades, projetos, conquistas. Homens nobres trabalharam a terra de uma região que ocupa uma das principais posições no cenário nacional pela excelência do Agronegócio. Homens sublimes dedicaram suas vidas para o implemento de ações sociopolíticas que mudaram vidas... Homens briosos não pouparam empenho no desenvolvimento de estratégias adequadas para que o cidadão Guairense tivesse ao seu alcance a Educação Superior, oferecida no seio da própria cidade, pela Faculdade de Guaíra.
Foi dentro de um contexto de aproximações e debates com o poder público e a iniciativa privada que Kheiron Educacional, ao reconhecer as potencialidades da região e as possibilidades de o município receber uma entidade de educação superior diferenciada, firmou o compromisso pela implantação da Faculdade de Guaíra nas dependências da antiga Incubadora de Empresas, no Distrito Industrial.
Com o propósito de estabelecer um novo referencial de formação superior, a Mantenedora Kheiron Educacional institui na cidade o marco pela transmutação dos focos migratórios educacionais, oportunizando que o município se apresente no cenário acadêmico nacional como centro de formação diferenciada.
Neste sentido, após a consolidação do processo regulatório, o Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 465, de 07 de maio de 2024, credenciou a Faculdade de Guaíra, ao homologar, integralmente, o Parecer CNE/CES nº 820/2023, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação
Assim, a Faculdade de Guaíra consolida o compromisso de contribuir com o avanço socioeconômico e cultural do Município, ao tempo em que reconhece a importância de fundamentar uma educação do agora, voltada para as demandas locais e regionais de modo a planejar e convergir ações a serem implementadas, com vistas a gerar, executar, avaliar e aperfeiçoar programas e projetos que garantam a eficiência do processo formacional, com foco no alcance desenvolvimento de competências e habilidades técnica, socioemocional e ética de seus acadêmicos, necessária a garantia da formação de um profissional qualificado e comprometido com a sociedade.